deise2

“É fundamental e necessário entender como é o crime e seus tentáculos no Sul Maravilha”

Por Deise Benedito, advogada mestre em Direito e criminologia (UnB) e ex-perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura do Ministério da Justiça.

Indico a leitura. Acabo de receber pelo correio esta obra, Paz nas Prisões e Guerra nas Ruas. Título reflexivo. Os autores desta obra são Renato Dornelles e Tatiana Saber que tive a honra de conhecê-los ainda quando era Perita do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura aqui em Brasília.


Na época estavam trabalhando no documentário referente ao Presídio Central em Porto Alegre. Aliás, conheço bem o Presídio Central, lembra muito a extinta Casa de Detenção de São Paulo que também conheci, alguns pavilhões do Presídio Central são verdadeiras fossas de esgoto a céu aberto, entrar naquelas galerias e como estar dentro de um túnel de esgoto, escuro, fedido, imundo. Um dos mais horríveis locais que já entrei, onde o espaço é um grande privilégio para poucos! E claro que a maioria da população e jovem e negra claro! Este livro é uma obra inédita, instigante para quem tem a curiosidade de conhecer os funcionamentos do crime organizado para além do Eixo Rio São Paulo. Trata-se de Porto Alegre, RGS. O Sul Maravilha! E um projeto grandioso, dadas as limitações e cuidados. Veio na memória a minissérie Bandidos da Falange, estreiou na Globo em 1983, teve 20 capítulos. Foi escrita por Agnaldo Silva que já foi repórter policial, a ideia de falar da criminalidade, os grupos que se formaram nas prisões, as relações com policiais corruptos que passou a se denominar Falange Vermelha. Voltando ao livro, claro que vou ler!

É fundamental e necessário entender como é o “crime e seus tentáculos no Sul Maravilha” e o funcionamento das “Empresas” (facções) e os códigos exploradores, capitalistas, escravistas, machistas, homofóbicos, autoritários encontram-se na “gestão empresarial” destas grandes “empresas” e a “transnacional idade de seus negócios” e a ineficácia das guerra as drogas! E bom ler, para entender. Esta obra é resultado de 13 anos de trabalho. Parabéns Falange Produções, muito muito obrigada.

plugins premium WordPress