deise2

“É fundamental e necessário entender como é o crime e seus tentáculos no Sul Maravilha”

Por Deise Benedito, advogada mestre em Direito e criminologia (UnB) e ex-perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura do Ministério da Justiça.

Indico a leitura. Acabo de receber pelo correio esta obra, Paz nas Prisões e Guerra nas Ruas. Título reflexivo. Os autores desta obra são Renato Dornelles e Tatiana Saber que tive a honra de conhecê-los ainda quando era Perita do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura aqui em Brasília.


Na época estavam trabalhando no documentário referente ao Presídio Central em Porto Alegre. Aliás, conheço bem o Presídio Central, lembra muito a extinta Casa de Detenção de São Paulo que também conheci, alguns pavilhões do Presídio Central são verdadeiras fossas de esgoto a céu aberto, entrar naquelas galerias e como estar dentro de um túnel de esgoto, escuro, fedido, imundo. Um dos mais horríveis locais que já entrei, onde o espaço é um grande privilégio para poucos! E claro que a maioria da população e jovem e negra claro! Este livro é uma obra inédita, instigante para quem tem a curiosidade de conhecer os funcionamentos do crime organizado para além do Eixo Rio São Paulo. Trata-se de Porto Alegre, RGS. O Sul Maravilha! E um projeto grandioso, dadas as limitações e cuidados. Veio na memória a minissérie Bandidos da Falange, estreiou na Globo em 1983, teve 20 capítulos. Foi escrita por Agnaldo Silva que já foi repórter policial, a ideia de falar da criminalidade, os grupos que se formaram nas prisões, as relações com policiais corruptos que passou a se denominar Falange Vermelha. Voltando ao livro, claro que vou ler!

É fundamental e necessário entender como é o “crime e seus tentáculos no Sul Maravilha” e o funcionamento das “Empresas” (facções) e os códigos exploradores, capitalistas, escravistas, machistas, homofóbicos, autoritários encontram-se na “gestão empresarial” destas grandes “empresas” e a “transnacional idade de seus negócios” e a ineficácia das guerra as drogas! E bom ler, para entender. Esta obra é resultado de 13 anos de trabalho. Parabéns Falange Produções, muito muito obrigada.

Categorias
Últimas publicações
Compartilhe esta notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp