A produtora Falange Produções nasce em 2019 em Porto Alegre (RS) com foco em segurança pública e direitos humanos – tendo como sócios o escritor e jornalista, Renato Dornelles, e a jornalista e documentarista, Tatiana Sager, também sócia da produtora de cinema Panda Filmes. Após o sucesso de público com o documentário “Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil”, terceiro filme do gênero mais visto no país em 2017, inspirado no livro “Falange Gaúcha”, de Dornelles, a dupla de jornalistas decide criar esta produtora audiovisual para dar sequência aos trabalhos construídos conjuntamente nos últimos quatro anos.
A Falange Produções tem como propósito documentar o universo em torno do sistema prisional no Brasil, suscitando debates acerca da política de encarceramento no país e América Latina, da feminilização do encarceramento e da pobreza, da negação de direitos por parte das pessoas privadas de liberdade, que afetam principalmente a população LGBTI+, negra e feminina.
Lançando mão de técnicas do jornalismo investigativo e do cinema de observação, a produtora produz além de documentários, filmes em curta e longa-metragem e séries para cinema, TV e VoD.
A Falange Produções é também uma editora brasileira com foco em segurança pública e direitos humanos. O primeiro lançamento da editora foi o livro A Cor da Esperança, primeiro do gênero de ficção do jornalista e documentarista Renato Dornelles, em 2019. A editora prepara seu próximo lançamento “Paz nas Prisões Guerra nas ruas”, escrito por Renato Dornelles e Tatiana Sager.