Screen Shot 2020-01-09 at 19.25.46

Retratos do Cárcere, série documenta a realidade das prisões brasileiras

Com 13 episódios, a série documental tem estreia nessa quinta-feira (06), no canal Prime Box Brazil 

O encarceramento em massa e suas consequências são o ponto de partida do seriado Retratos do Cárcere – produzido pela Panda Filmes e Falange Produções, que será exibido todas às quintas -feiras. Durante quatro anos de produção, mais de 500 de horas de gravação, a equipe apurou e documentou a realidade em 20 prisões, visitadas em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Antes da estreia, a diretora Tatiana Sager, o roteirista Renato Dornelles e a equipe, em uma live, comentarão sobre os bastidores das filmagens, antecipando um pouco do que será visto nos 13 episódios da série. O debate acontece nesta terça-feira, às 19h, no canal Falange TV. 

Há no país, de acordo com dados do o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de 2019, 748.009 presos no país, entre os regimes fechado e aberto, distribuídos em presídios, penitenciárias, carceragens de delegacias e celas de quartéis. A realidade desse sistema prisional caótico, seletivo e ineficaz, bem como as consequências que essas deficiências provocam na sociedade, são os temas principais da série documental distribuída em 13 episódios de 26 minutos, cada um com um tema relacionado ao aprisionamento. A série foi vencedora do edital Brasil de Todas as Telas – Fundo Setorial do Audiovisual – Prodav 1, promovido pela ANCINE e financiado pelo BRDE.

Na tela, o público poderá conhecer os detalhes e o dia-a-dia das galerias dividas por facções, orientação sexual ou crimes cometidos pelos detentos, além do cotidiano de quem não foi condenado mas cumpre uma espécie de pena, como mães, filhos de presos e religiosos que frequentam o sistema.

Às imagens captadas pela equipe (incluindo uma rebelião ocorrida em uma penitenciária), somam-se outras, igualmente inéditas, obtidas no interior de celas e galerias, a partir de câmeras deixadas com os presos. Recurso já utilizado em outra produção da dupla Tatiana e Dornelles: no premiado longa-metragem ‘Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil’. Para contextualizar todos esses temas, também foram ouvidos alguns dos principais especialistas e pesquisadores de segurança pública e crime organizado do País e diretores de prisões e guardas penitenciários.

Também foram ouvidos alguns dos principais especialistas e pesquisadores de segurança pública e crime organizado do país e diretores de prisões e guardas penitenciários, como os sociólogos Bruno Paes Manso, Camila Nunes Dias, Celso Rodrigues, Julita Lemgruber, Michel Misse e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, o delegado Orlando Zaccone, os juízes de direito Luís Carlos Valois e Sidinei Brzuska, o defensor público Patrick Cacicedo, o promotor de justiça Lincoln Gakiya, o procurador de justiça Gilmar Bortolotto e os antropólogos Robson Rodrigues e Alba Zaluar, que morreu vítima de câncer no ano passado.

Em setembro de 2019, em uma entrevista ao Brasil de Fato RS, a diretora Tatiana Sager falou sobre o projeto em questão e o sistema prisional brasileiro. 

Retratos do Cárcere’ terá reprises nas sextas-feiras, às 11h; nos domingos, às 9h30; nas terças, às 12h30; e nas quartas, às 10h30. O Prime Box Brazil pode ser visto na NET/Claro TV, no canal 156 ou 656 (HD); na SKY, canal 157; na Oi TV, no canal 85; na Vivo TV, no canal 540; e na CCS TV, no canal 41. 

Matéria originalmente publicada em: https://www.brasildefators.com.br/2020/08/04/retratos-do-carcere-serie-documenta-a-realidade-das-prisoes-brasileiras

plugins premium WordPress